Anotação de Aula

A Geologia estuda o comportamento da Litosfera, tanto a parte superficial quanto o interior da terra (o manto e o núcleo).
Também estuda os fenômenos responsáveis por tsunamis, terremotos, atividades vulcânicas, formação das rochas, etc.
Teoria da formação do planeta Terra – após a explosão do Big Bang, os detritos que fiaram no espaço se juntaram devido à gravidade exercida pelo sol formando o planeta Terra, composto inicialmente pelo núcleo e por um manto exposto que chegava a aproximadamente 12000° C, além disso o dia durava apenas 6 horas devido a alta velocidade do giro da Terra, e junto com uma incessante chuva de meteoros, 20 milhões de anos depois resultou na formação da crosta terrestre. Os meteoros traziam consigo partículas de sal, esse sal continha água e foi responsável por resfriar o manto e formar a crosta.
Essa crosta também é chamada Litosfera, e divide-se em Sial (camada mais externa da crosta, que compreende o solo e subsolo, recebe esse nome pois é composta por silício e alumínio) e Sima (composta por silício e magnésio, camada mais abaixo). O manto, abaixo da crosta/litosfera, é onde fica o magma, ou a lava dos vulcões. E temos o núcleo abaixo e tudo isso, também chamado e Nife.
No início não havia uma separação de continentes, a terra era como uma bola homogênea, e o núcleo emanava muito calor, o que fazia com que o magma na astenosfera do manto subisse, ao chegar na crosta este se resfriava e voltava, esse fenômeno fazia a crosta se mover e ao longo do tempo a crosta de rompeu, formando as placas tectônicas.
Tempo histórico – 100 anos (tempo do homem)
Tempo geológico – milhões de anos, o suficiente para perceber o movimento das placas tectônicas, formação de vulcões, etc.

Deixe um comentário