Anotação de Aula

Rocha: Todo agregado mineral em estado sólido.
Tipos de Rochas:
A- Magmáticas (Formadas a partir do magma):
Podem ser:
– Intrusivas ou Vulcânicas (Rocha formada a partir do magma que se resfria lentamente dentro da crosta terrestre, de forma que possui TEMPO para os cristais se separarem formando uma mistura heterogênea. Exemplo: Granito.
– Extrusivas ou Plutônicas ( Rocha formada a partir do magma que vai para a superfície através do vulcanismo, de forma que se transformará em uma pedra homogênea Ex: Basalto).
B- Rochas Sedimentares ( Que surgem em àreas de sedimentação, onde os materiais que formam as rochas sofrem intemperismo e se acomodam formando as rochas sedimentares ):
– Químicas: Rochas que se agregam por reações químicas como o Sal de cozinha (NaCl) e a Fluorita (CaF2);
– Orgânicas: Minerais formados a partir de compostos orgânicos como o carvão mineral ;
– Detríticas: Formadas por aglomerados minerais como o Arenito.
C- Rochas Metamórficas (Formadas a partir de mudanças químicas que ocorrem depois de muito tempo)
Podem ser de origem:
quando rochas preexistentes (podendo ser magmáticas, sedimentares ou até outras rochas metamórficas) passam por uma alteração em sua estrutura em virtude da elevação ou diminuição das condições de temperatura e pressão (metamorfismo), surgem as rochas metamórficas. Um exemplo é o calcário (rocha sedimentar) que se transforma em mármore.

O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica e propiciam a existência de seus três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares. A existência desse ciclo evidencia o caráter dinâmico da litosfera terrestre, fruto tanto das ações dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos de transformação da superfície.
O Ciclo das rochas é iniciado quando o magma da Terra é resfriado na litosfera ou próximo a ela e se transforma em uma rocha magmática, gerando deposição de sedimentos pelo processo de vulcanização que expeliu o magma, formando rochas sedimentares. Essas rochas evoluem se transformando em rochas metamórficas que, por ação do movimento das placas tectônicas, acabam voltando para as camadas inferiores da Terra e se fundindo novamente.

Deixe um comentário