Anotação de Aula

TEMA AVULSO: TIPOS DE INDÚSTRIA(A SEQUENCIA PODE SER ENTENDIDA COMO UM CAMINHO DA MATÉRIA)
1) INDÚSTRIA DE BASE OU BENS DE PRODUÇÃO(INDÚSTRIA PESADA): SIDERÚRGICAS, PETROQUÍMICAS, QUIMICA PESADA. SÃO RESPONSÁVEIS POR TRANSFORMAR MATÉRIA PRIMA EM PRODUTOS SEMI ACABADOS.
2)INDÚSTRIA DE BENS INTERMEDIÁRIOS: PRODUZEM MAQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS COM OS PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE BASE
3) INDÚSTRIA DE BENS FINAIS OU BENS DE CONSUMO: PEGA OS PRODUTOS DAS OUTRAS INDÚSTRIAS E PRODUZ O PRODUTO FINAL. OS BENS SE DIVIDEM EM 3 TIPOS.
Bens duráveis: Carros, eletrodomésticos. (alta tecnologia)
Bens não duráveis: Alimento, roupas etc(aquilo que tem que comprar sempre pq acaba rápido. Baixa tecnologia)
Semiduráveis: Pouco duráveis + tecnologia. Entram na obsolescência programada.

VENEZUELA:

–*Quase tudo da Venezuela é importado, já que a presença do petróleo \”inibiu\” o desenvolvimento da indústria. O Brasil é um dos maiores exportadores de bens não duráveis pra ela e tbm é dependente do petróleo Venezuelano(gasolina).
–*O petróleo da venezuela ocorre 80% no rio Orenoco, já que o petróleo só se forma em rios.
–* Os EUA dependem do petróleo venezuelano e a Venezuela depende de exportar pra geral.
–* 1989 => Queda do muro de Berlim. Primeira eleição direta no BR, com Collor vencendo Lula. O presidente da Venezuela era
Carlos Andrés Perez, que fazia parte do PACTO PONTO FIJO(reunia os 3 maiores partidos da Venezuela da seguinte forma: Nenhum partido falaria que as eleições foram fraudadas, aceitariam os resultados. Isso garantia que não houvesse golpes etc e a democracia seria mantida, mas tbm era uma forma de manter o poder entre só os partidos de elite. Isso só aumentava a desigualdade e a população passava fome em maioria. Em 1989 ocorreu o CARACAZO, que foi uma série de protestos para tirar Carlos Andréas Perez e ocorreram saques de comida e roupas.

NOVAS LIDERANÇAS:
1) HUGO CHAVEZ: Na época do Caracazo quis derrubar o presidente e foi preso. Isso enfraqueceu Carlos Andréas, que caiu e foi sucedido por Rafael Caldeira.
2) RAFAEL CALDEIRA: Anistiou os presos políticos, como Hugo Chavez.
3) 1998=> Hugo Chavez(populista e contra o ponto fijo) ganha as eleições. Início do CHAVISMO. Começa a haver um certo movimento da esquerda progressista na América do Sul(Lula, Evo moralez(Bolívia) e vários outros). Isso foi a revolução BOLIVARIANA(libertação da américa do sul das influências americanas). Ocorre uma alta das commodities, como o petróleo. A Venezuela nesse início de sec 21, por causa da exportação de petróleo, torna-se a grande potência economica e militar da América do sul por conta da parceria com os Russos e Chineses.

AINDA EM HUGO CHAVEZ:
Foi feito um referendo para o fim da camara e do senado. Foi criada uma assembleia nacional constituinte. Chavez conseguiu maioria na assembleia para governar. Criou também a constituição bolivariana, que aumentava os poderes para o presidente.
ANO 2000=> Chávez foi reeleito. Pq ele tinha apoio popular?? Como o petróleo estava em alta, Chavez podia investir em políticas assistencialistas p/ o povo. Houve um grande salto no PIB e mortalidade infantil. Também ocorreu a LEI HABILITANTE(REFORMA AGRÁRIA E ESTATIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO COM A \”PDVSA\”). A oposição caiu matando e tentaram um golpe de estado(quem fez o golpe foi a direita do exército, mas a esquerda impediu). Chavez \”voltou\” mais forte e ditador

2006*==> Chavez vence as eleições de novo, sem fraudes. Criou a lei da reeleição contínua(basicamente podia se reeleger quando quisesse kkkkk).
2013*==> Chavez morre e entra Maduro. Houve um problema: Quando Maduro entrou, a China tinha desacelerado a economia(comprando menos petróleo) e os países da OPEP estavam produzindo muito. Isso gerou crise econômica e social(Maduro manteve as políticas sociais, mas apenas p/ uma parte da população, ou seja, forte polarização política).
2017*==> Houve as eleições e apenas 30% da população votou(estavam desacreditadas). Maduro venceu. Rússia e China bancavam maduro no poder. Brasil e EUA eram contra. A Rússia chegou a fornecer armamento p/ evitar um golpe dos EUA.
Começaram as sanções econômicas do EUA para a Venezuela, forte inflação e população fugindo do país por causa da perseguição política e da fome. A maioria foi p/ colômbia, que era contra os governos bolivarianos. Muitos tbm vieram ao Brasil tbm, aqui há Venezuelanos.

A Venezuela está com Maduro e em crise até hoje.

Deixe um comentário