Conceitos Hidrográficos

10 comentários em “Conceitos Hidrográficos”

  1. Professor, na aula de relevo foi dito que escarpas (quando o assunto era as CUESTAS) possuía um leve declive. Ao assistir essa aula de conceitos básicos, me deparei com o Rio Obsequente em que foi dito que o curso d’água sofre uma queda abrupta em virtude da escarpa. Como essa queda pode ser abrupta se o declive da escarpa é muito pouco? Isso é uma peculiaridade ou um simples erro em alguma das informações?

    Responder
    • Moacyr, acho que você confundiu o significado da palavra. Declividade = grau de inclinação de uma superfície, que pode variar entre 0 e 90%, ou seja, dizer que a escarpa possui uma leve inclinação(declividade), significa que ela é quase reta, e se é quase reta a queda d’água vai ser bastante abrupta.

      Responder
  2. aula show. Sobre o rio anastomasado, o nome dele é por causa da anastomasia, que é exatamente essa aparência dele aí. Anastomasia é a designação dada a uma rede de canais que se bifurcam e recombinam em vários pontos, tais como os vasos sanguíneos ou os veios de uma folha. Bons exemplos pra assimilar a imagem desse tipo de rio.

    Responder

Deixe um comentário